sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Um projeto pedagógico do Concerto para Vida

O idealizador do Concerto, Prof. Givanildo Amancio, pretende difundir as artes (Música, Teatro, Poesia, Pintura...) nos cemitérios, na tentativa de levar Arte para sanar a dor e a melancolia dos que visitam as necrópoles, como também valorizar o cemitério como um espaço de importância histórica e artística para uma cidade e sua população.

Givanildo tem ainda uma proposta de fazer um trabalho pedagógico e preventivo em escolas e comunidades. Junto às crianças e professores, o projeto desenvolverá atividades de caráter artístico, cujo enfoque é a vida e as múltiplas possibilidades de criação e transformação que encontramos em expressões musicais, literárias e outras. Estar preparado para a morte do corpo físico como processo natural é estar preparado ou se preparando para a vida e a possibilidade de viver com arte . Sem cunho religioso, a proposta se aplica a qualquer grupo de pessoas, pois a dor e a tristeza fazem parte da humanidade.

O trabalho preventivo desenvolverá sentimentos de solidariedade entre as crianças e os professores, bem como abrirá um espaço para a discussão sobre a morte e a melancolia, assuntos tão presentes na nossa vida, mas tratados com um certo tabu. Com a leitura de histórias, apresentações de composições musicais, criação de poemas e performances, as crianças poderão estreitar o contato com a Arte e transformar sentimentos destrutivos em processos de criação - promovendo, assim, o ato de trocar ameças por oportundades e expressões tanto individuais como coletivas. Quando partimos do ponto da possibilidade de chegada inevitável, poderemos escolher como queremos viver ou percorrer nosso trecho experencial. A consicência disso conjugada com prospecções expressivas do ponto de vista artísitco ampliará a qualidade de vida de qualquer emprendimento, seja educativo-pedagógico, sócio-industrial ou artístico-cultural.

Um comentário:

BLOG DO IDEAS disse...

Caro Givanildo, o IDEAS apoia essa idéia e acredita no seu trabalho & cia. Além de ser um profissional altamente capacitado, possui uma sensibilidade incrível para as questões mais subjetivas da vida: a Arte, inclusive a Arte focada na Vida.
Parabenizamos Você, caro parceiro e amigo, pelo brilhante trabalho.
Conte com a equipe do IDEAS, que estará sempre à disposição do seu trabalho.

IDEAS