sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Um vôo de Ícaro no Cemitério São João Batista

Pela primeira vez, no Rio de Janeiro, o "Concerto para Vida" foi apresentado, no dia de finados, no Cemitério São João Batista, de Botafogo, e no Cemitério São Francisco Xavier, do Caju. Na parte da manhã, o quarteto músico-teatral do Recife fez três diferentes apresentações ao público no São João Batista, com a presença do pernambucano, idealizador do projeto, Givanildo Amâncio, que é músico e maestro e dos atores pernambucanos Márcio e Silessier.

Com um piano de cauda instalado no centro da Alameda principal do Cemitério, bem de frente ao túmulo de Santos Dumont, Givanildo tocou e cantou diferentes composições ao piano, dentre elas, "O vôo de Ícaro", de autoria do próprio pianista e "Jesus, alegria dos homens, de Bach" e uma fantasia do Hino Nacional Brasiliero de sua autoria - em homenagem a Santos Dumont se expresou como ponte inicial da homenagem que foi estendida a Tom Jobim, Carmem Miranda, Cazuza, Nelsom Rodrigues e Clara Nunes.

Um grupo de artistas o acompanhou na gloriosa entrada ao Cemitério, com dois atores do Recife que faziam uma performance teatral, ao som de músicas populares, tocadas em um saxofone pelo idealizador do projeto. Poetas e músicos, como Claudio Pierre França e Lila Maia declamaram poemas, tocaram flauta e cantaram. Crianças distribuíram cartões com versos de poetas consagrados (Carlos Drummond de Andrade, Guimarães Rosa, Mário Quintana e João Cabral ) sobre a vida e a morte. Entre lágrimas, sorrisos e aplausos, a performance prosseguiu com sucesso.

O público foi bastante receptivo, ao aplaudir, cantar e orar o "Pai Nosso" em um grande círculo formado pelos artistas e populares. O Concerto contou com a presença do Diretor do Cemitério São João Batista, o Sr. Jorge Oscar, juntamente com a Sra. Sheyla Mattos, funcionária da Administração do Cemitério São João Batista. O representante dos Cemitérios do Rio de Janeiro, numa abertura informal, lembrou a sensibilidade do diretor de Cemintérios e Funerários da PCRJ, Sr. Ademir Treichel, ao declarar que essa ação não aconteceria sem a sensibilidade dele para as artes. Estava presente um representante do Sindicato dos Músicos-RJ, o músico Ralff, como fotográfo do evento, além de inúmeros visitantes que se aproximaram do local. Pessoas de diferentes credos foram recebidas com música e palavras acolhedoras dos artistas, cuja proposta é transformar o sentimento de tristeza em possibilidade de criação e de subjetivação. A imprensa cobriu a performance que apareceu em importantes jornais impressos e on line do País, como O Globo, JB, O Dia, Extra, Jornal de Brasília e Folha de São Paulo (veja links no blog).

Na parte da tarde, foi a vez do Cemitério São Francisco Xavier receber o "Concerto para Vida", com a apresentação do quarteto músico-teatral do Recife. Os artistas tocaram saxofone, flauta e fizeram a performance teatral, que distraiu e alegrou inúmeras pessoas que visitavam o local. Na parte da tarde foram feitas duas homenagens especiais, uma a Emília Borba, que foi registrada pelos membros e diretores do `Fá Clube Nacional Emilinha Borba´ e agradecida pelo Presidente do Fã Clube, Sr. Mario Marinho. Todos foram convidados a viver com Arte. A Rede Globo local esteve presente e transmitiu parte da apresentação no RJ TV, no dia 02/11/07.

2007 é o 14º ano do "Concerto para Vida" na cidade do Recife, Pernambuco (que é realizado com o patrocínio da Prefeitura do Recife) e o 1º ano na Cidade do Rio de Janeiro (que contou com o apoio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e do Sindicato dos Músicos do Rio de Janeiro) e diversas pessoas sensíveis à prática da Arte. Para 2008, aceitamos sugestões e apoios. Viver em paz consigo e com a vida é fundamental na construção de um novo cenário de mundo contemporâneo, comprometido com novos valores e conceitos sobre vida e morte, tratados com mais leveza.

2 comentários:

João Timóteo da Silva - Joca disse...

Sem dúvidas essa é uma iniciativa inovadora ,afinal todos que visitam seus entes queridos no dia de finado certamente se sente sensibilizado ,e a música com certeza alegrará os corações de quem perdeu alguém .
Parabéns pela iniciativa.
João Timóteo ( Joca )Chefe de Escoteiro e MI da Grande Loja de Recife -Pe.
Visitem o meu blogger.
jocatimoteo.blogspot.com

paulo doideira disse...

música permanece uma das mais sublimes criações da humanidade.

Linguagem que ultrapassa os limites da palavra, é expressão de sentimentos e emoções. Alegre ou triste acompanha os vários estados de espíritos falando de vida morte solidão pura construção de intervalos tecidos de sons que ganha sentido próprio e conquista de
Seu espaço e existência enquanto objeto de arte muitas vibrações sonoras pra vc e parabéns por esta atitude! doideira guimarães paulo