domingo, 1 de novembro de 2009

Seminário da História da Morte e Concerto Para Vida 2009


Seminário debate a História da Morte.

Com a aproximação do Dia de Finados (2 de novembro), o tema morte torna-se recorrente. Para debater o assunto e os diversos significados que a perda de uma pessoa representa, será realizado, na próxima quarta-feira (dia 28 de outubro), o seminário História da Morte, no Centro Cultural Benfica, como abertura do 16º ano do Projeto Concerto para a Vida. O encontro, a partir das 19h, com entrada franca, reunirá estudiosos de diversas áreas que farão uma reflexão sobre a morte.
Carlos Alberto Pinheiro Vieira, mestrando em Ciências da Religião na Unicap, falará sobre a visão da morte a partir do pensamento agostiniano. Carlos Alberto fará uma breve apresentação sobre a vida de Santo Agostinho de Hipona, suas concepções filosóficas a partir da obra Cidade de Deus e suas reflexões sobre a morte em seu livro O cuidado devido aos mortos.
O místico e espiritualista Robson Pereira Honorato abordará o lado espiritual da morte. Baseado em correntes do pensamento espiritualistas das tradições religiosas e místicas ocidentais e orientais, ele focará numa abordagem místico-espiritualista do fenômeno da morte e dos estados de consciência relativos a ela.
O Prof. Walter Pessoa, da Escola de Referência Ageu Magalhães focará sua palestra explicando como nasce e morre uma estrela.
O Regente e Pianista Givanildo Amâncio, apresentará o princípio da música das estrelas e como a boa música pode interferir positivamente na evolução espiritual. Música das Estrelas é uma nova proposta de música para o Planeta baseada no macrotom de autoria do palestrante.
Para completar a mesa-redonda, foi convidado o psicanalista Geraldo Marinho, que falará sobre a dor do desamparo. Tomando como base a teoria freudiana, ele conversará sobre o sentimento de luto e a angústia do desamparo (a partir do nascimento), sob o ponto de vista psicanalítico.
Mais apresentações
A novidade do Concerto Para Vida é que ele se estende este ano por quatro dias: sexta, sábado (30 e 31 de out.09) e domingo (1o. de nov.09) às 16h com atividades multiculturais vespertinas no Cemitério de Santo Amaro.
No dia de Finados as apresentações ocorrerão nas cinco necrópoles do Recife simultaneamente das 9h-12h (Santo Amaro, Parque das Flores, Várzea, Casa Amarela e Tejipió). Os visitantes vão ouvir música sacra contemporânea e assistir a performances teatrais, coreografias e recitais poéticos."Percebemos que muitas pessoas, fugindo do grande fluxo, preferem visitar os túmulos antes do dia de Finados. Por isso, para contempla-las resolvemos ampliar para quatro dias as atividades sacro-artísticas e multi-culturais" , afirma Maestro Gil. Para abrir o dia, haverá as 5h30 do dia 2.11.09, uma performance musical especial, com orquestra de câmara, vozes e cordas percutidas.O projeto Concerto para a Vida existe desde 1993, idealizado e coordenado pelo maestro Givanildo Amâncio. A ideia é levar música e arte para os cemitérios no Dia de Finados, a fim de amenizar o sofrimento das pessoas. "Nosso objetivo é incentivar as pessoas a viverem com arte", explica Prof. Givanildo Amâncio.


Serviço:O que: Seminário História da Morte

Quando: Quarta, 28 out.09 19hOnde: Centro Cultural Benfica - Teatro Joaquim CardozoRua Benfica, 157 Madalena Recife -PE


Mais informações para a imprensa


Givanildo Amâncio

Coordenador/Idealizador9294.0232 e 7812.4395
Visite o bloghttp://concertoparavida.blogspot.com

Um comentário:

Anna Claudia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.